Dezembro na Quinta

Chegou o mês de Dezembro e, com ele, os dias estão mais curtos. O ritmo na quinta abranda e, após a azafama da vindima, também as vinhas se preparam para hibernar, enchendo a vinha de tons de Outono.
Na vinha os trabalhos ficam em suspenso até ao início de Janeiro, altura em que iremos iniciar a poda e os preparativos necessários ao inicio de mais um ciclo na vinha – em Janeiro falaremos um pouco mais desse tema.
Por agora, no trabalho na adega, também a reduzir, já temos os vinhos passados a limpo e arrumados. No entanto, mantêm-se os processos de battonage das barricas de brancos e rosés, e as transfegas, sempre que as provas semanais o determinem.
Neste mês de Dezembro dedicamos sempre tempo à preparação das ofertas de Natal e este ano não será excepção, com o lançamento de 2 dos nossos vinhos tintos há muito esperados… O Castelão 2017 e o Grande Reserva Tinto 2015, este último que tão boas memórias nos traz, por ser o último vinho que estamos a colocar no mercado da nossa 1ª vindima.
Este mês, também iremos engarrafar já algum do Rosé desta vindima de 2021, está perfeito e pronto a engarrafar após um choque de frio. Iremos também engarrafar o último monovarietal da vindima de 2018, o Syrah. Tudo o resto já estagia em garrafa desde Fevereiro.
Aproveitando estes dias mais calmos, iremos fazer algo que nos dá muito prazer e ao qual se aplica muito bem a frase “se fizeres algo que gostas, não terás que trabalhar um único dia na tua vida”, a prova de todas as nossas 42 barricas e começar a delinear que lotes irão integrar.